Exoplaneta mais parecido com a Terra é descoberto


11/01/2013

…E a onda de notícias sobre estarmos próximos de encontrar um mundo que abriga vida continua. 


Classificado como uma “super-Terra”, o planeta KOI (Kepler Object of Interest) 172.02 está orbitando dentro da zona habitável de uma estrela similar ao nosso Sol.  Isto significa que o exoplaneta, que ainda deve ser confirmado, poderia ter água líquida em sua superfície, a qual se pensa ser essencial para a vida. O KOI 172.02 tem aproximadamente 1,5 vezes o diâmetro da Terra. 
Exoplaneta mais parecido com a Terra é descoberto pelo telescópio Kepler
Comparação da órbita e tamanho do possível planeta recém encontrado, 
com a Terra. (Clique na imagem para ampliá-la.) Crédito: space.com


O planeta orbíta sua estrela à distância de 0,75 unidades astronômicas, ou seja, aproximadamente 3/4 da distância entre a Terra e o Sol.  Ele demora 242 dias terrestres para orbitar a sua estrela. Até agora este poderá ser o planeta mais similar à Terra já encontrado além do nosso sistema solar.  A estrela mãe do exoplaneta é do tipo-G, ou seja, um pouco mais fria do que o nosso Sol. “Isto é muito empolgante, porque é o nossa primeira super-Terra em uma região habitável de uma estrela similar ao Sol“, disse Natalie Batalha, astrônoma e co-investigadora do projeto Kepler da NASA. Lançado em 2009, o telescópio espacial Kepler orbíta o Sol a cada 371 dias. À medida que ele viaja, o Kepler se mantém apontado para uma única região do espaço. Seus sensores monitoram o brilho de 150.000 estrelas simultaneamente, procurando por quedas na intensidade de seus brilhos, que podem indicar a presença de planetas em órbita dessas estrelas. 

Neste ritmo, provavelmente não terminaremos 2013 sem que seja anunciada a confirmação de outro corpo celeste que abrigue a vida. Já sabemos que ela existe lá fora; só precisamos oficializar.

fonte:www.msnbc.msn.com e space.com