Meteoro ilumina o céu da Argentina


22/04/2013
Nas primeiras horas da manhã de domingo, milhares de residentes da cidade argentina de Santiago del Estero puderam ver o que seria um meteoroide que iluminou o céu da cidade.
imagem ilustrativa
O evento ocorreu às 3h20 da madrugada. As autoridades argentinas creem que a espetacular bola de fogo tenha sido causada por um meteoroide que entro na atmosfera da Terra e se desintegrou.
Testemunhas disseram a imprensa local que sentiram um leve tremor pouco depois da verem o objeto.
De acordo com repórteres da mídia local, a polícia da região foi sobrecarregada com chamadas telefônicas de residentes assustados e por pais preocupados com seus filhos ainda pelos bares e boates da cidade.
Os meteoroides são partículas em geral pequenas do sistema solar que se queimam por atrito ao entrarem na atmosfera do planeta.
Segundo a Sociedade Americana de Meteoros, milhares de meteoroides de magnitudes de bolas de fogo ocorrem diariamente, a maioria deles sem serem vistos, pois caem nos oceanos ou são ofuscados pela luz do dia.
Um evento similar iluminou os céus em 13 estados dos EUA em 22 de março.
Em 15 de fevereiro, um meteoroide explodiu sobre os Montes Urais da Rússia, liberando bolas de fogo que atingiram a terra, o que deixou quase 1.200 pessoas feridas e causou prejuízos de 33 milhões de dólares.
veja o vídeo: