Provável meteoro ilumina céu da costa leste dos EUA


23/03/2013
Moradores da costa leste dos EUA encheram as redes sociais de relatos na noite desta sexta (22) após um brilho breve e intenso marcar os céus. Segundo especialistas, é provável que a luz tenha sido de um meteoro --brilho causado pelo atrito na entrada de um corpo celeste na atmosfera.
No dia 15 de fevereiro, um meteoro que explodiu nos céus da Rússia deixou mais de mil feridos, principalmente por estilhaços de vidro.
Desta vez, no entanto, os relatos são só do avistamento de luz em ao menos 13 Estados americanos e também em partes do Canadá.
Moradores de cidade russa contam como viram explosão de meteoro
Cientistas localizam fragmentos de meteorito na Rússia
Meteorito na Rússia já deixa quase mil feridos, dos quais 200 são crianças
Bill Cooke, da Nasa, especialista em meteoroides, afirma que o bólido se deslocou em direção ao sudeste, de acordo com os avistamentos.
Ele destaca que o meteoro foi visto por muitas pessoas, com mais de 350 relatos no site da Sociedade Americana de Meteoros. Milhares de meteoros acontecem todos os dias, mas a maioria não é vista, por ocorrer durante o dia ou sobre oceanos e locais não habitados.
"Se você tem algo tão brilhante sobre uma área populosa, muita gente vai ver. A ocorrência foi mais ou menos às 20h, muitas gente estava fora de casa, e essa região tem muitas cidades grandes."
"Pensei que fosse um avião voando baixo", disse uma das testemunhas, da Pensilvânia, cujo comentário foi registrado pela Sociedade Americana de Meteoros.
Outros moradores disseram que este foi o meteoro mais brilhante que já viram. "Ainda não acredito", afirmou um observador de Maryland.
Imagem tirada de vídeo mostra clarão no céu provocado por provável meteoro

Segundo Derrick Pitts, astrônomo-chefe do Instituto Franklin da Filadélfia, não é possível ter 100% de certeza sobre a natureza do fenômeno, a não ser que a rocha tenha caído no solo e seja possível calcular sua trajetória. Mas, para ele, as descrições são consistentes com a ocorrência de um meteoro.