Notícia afirma que cientistas britânicos teriam conseguido clonar um dinossauro em laboratório. Mas será que isso é verdade?
O feito teria sido divulgado para a mídia no final de março de 2014. Finalmente, cientistas da Universidade John Moore de Liverpool teriam conseguido clonar um bebê de dinossauro a partir do DNA de fósseis preservados de Apatosaurus.
Gemma Sheridan, professor de química da referida universidade, disse em entrevista que costumava achar que esse tipo de coisa só existia em filmes, “[...] mas nós estamos fazendo isso acontecer aqui mesmo em nosso laboratório. É surpreendente.“ – maravilhou-se o professor.
A reportagem ainda mostra uma foto do animal, que teria sido gerado em um útero de uma avestruz fértil!
Será verdade isso?
Verdadeiro ou falso?
A notícia se espalhou através das redes sociais e foi publicado em inúmeros blogs e sites no dia 28 de março de 2014 e deixou muita gente curiosa sobre o novo feito dos cientistas. O ressurgimento de uma espécie que foi extinta há tanto tempo abriria um enorme leque de possibilidades e poderia ajudar a entender o que teria acontecido com os dinossauros.
Por isso, fomos procurar saber mais sobre essa descoberta.
A primeira coisa que fizemos foi pesquisar a respeito desse estudo no site da Universidade John Moore de Liverpool. Infelizmente, não encontramos nada!
Isso confirma a teoria que sempre mostramos aqui no E-farsas de que um bom boato virtual precisa de usar nomes de instituições de renome para conseguir mais credibilidade ao assunto.
Além disso, encontramos notícias falando sobre um estudo feito em parceria entre Dinamarca e da Austrália, em 2012, onde cientistas concluíram que a clonagem desses animais é algo impossível. Segundo especialistas, o DNA possui “apenas” 521 anos de vida e os nossos amigos dinossauros viveram há 65 milhões de anos!
A foto
A imagem usada nessa manchete nada tem a ver com dinossauros! Ela foi retirada do site da Granite Belt Wildlife Carers, ONG australiana que cuida de animais e o bichinho é, na verdade, um bebê de canguru.
Origem
Um dos professores citados na matéria, Gemma Sheridan, tem um nome bem familiar . Já pesquisamos uma notícia envolvendo esse nome no começo de março de 2014. Era sobre uma mulher que teria ficado 7 anos perdida numa ilha deserta e só foi encontrada graças ao Google Earth!
Uma rápida busca nos levou à origem do boato. Quem inventou essa história de clonagem de dinossauro foi o News Hound, site que mistura notícias reais com falsas e que já é bem conhecido aqui. Eles já criaram inúmeras notícias engraçadas que já enganaram muita gente como, por exemplo, a farsa do marido que teria processado a esposa por ela ter gerado um filho muito feio e essa da mulher perdida numa ilha (que já publicamos a respeito).
Conclusão
Notícia falsa! Cientistas não clonaram nenhum dinossauro e o filhote da foto é um bebê canguru!
Fonte